quarta-feira, 14 de agosto de 2013

MOTO TOUR: JOANÓPOLIS - MTE.VERDE - GONÇALVES PELA TERRA.

Chegando em Joanópolis

Coloquei a Super Ténéré 1200 para rodar na terra, afinal, é para isso que ela existe!


A serra

Integrando o ecossistema da Mata Atlântica que possui uma das maiores biodiversidade do planeta, encontra-se a Serra da Mantiqueira, que se estende por três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em toda sua extensão, abriga lugares incríveis, de exuberante beleza e cercada de muito verde e belas paisagens. Dentre os dez pontos mais altos do Brasil, três estão em sua extensão, com altitudes superiores a 2.600mts. Devido a essa altitude, não é difícil o termômetro se aproximar do zero grau, sendo que, nos cumes mais altos pode passar de dez graus negativos.

Altimetria
O nome Mantiqueira vem do tupi-guarani e significa “terra que chora”. Recebeu esse nome dos índios que habitavam a região, se referindo a grande quantidade de nascentes encontradas em suas encostas.

Algumas cidades fazem parte dessa região e escolhemos um roteiro que passará por duas delas, Monte Verde-MG e Gonçalves-MG.

Objetivo

Para poder tirar o máximo de proveito dessa região não podemos nos limitar ao asfalto e, tão pouco, abrir mão do conforto.
Em busca de belas paisagens e tranquilidade, escolhemos seguir por estradas de terra por um roteiro de aproximadamente 80km partindo de Joanópolis-SP e chegando a charmosa e romântica Monte Verde-MG para pernoitar no primeiro dia, e depois seguindo por estradas secundárias novamente, para Gonçalves-MG.

As estradas estão bem cuidadas apesar das chuvas, tendo três pontos que exigiram mais cuidado e atenção na primeira etapa, mas nada que impeça a continuidade do passeio.

O asfalto só nos serviu para chegar a Joanópolis-SP e voltar de Gonçaves-MG para São 
Paulo.

Roteiro Joanópolis - Monte Verde

A 120km de São Paulo, Joanópolis está quase na divisa com Minas Gerais, e pode ser acessada pela Rod. Dom Pedro I por Piracaia ou através da Rod. Fernão Dias. Entrando na cidade siga para o centro e, a melhor maneira de chegar a estrada de terra é pedir informação. Pergunte sobre a estrada de terra que vai para Monte Verde, todos conhecem. Quase saindo da cidade, já é possível observar um “totem” com várias informações, inclusive Monte Verde. Daí para frente é só seguir que, em poucos minutos vc encontrará outro totem, já entrando na estrada de terra! 

Na terra exige mais cuidados que não estamos acostumados no dia a dia, por isso, atenção redobrada! Como as estradas são mais estreitas, fiquem atentos ao trânsito contrário, principalmente em curvas! A estrada está bem cascalhada permitindo um passeio mais tranquilo. Muitas curvas, subidas e descidas, belas paisagens, algumas pedras soltas, vários pontos para fotografar e, depois de aproximadamente 30km vai acabar a terra e já estará chegando nos últimos quilômetros em asfalto que leva a Monte Verde, alguns minutos e estará de frente ao portal da cidade.

Monte Verde
Em Monte Verde

Ao lado do portal da cidade encontra-se a Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde caso precise de mais informações de hospedagem ou sobre a cidade, do contrário, siga em frente atravessando o centro da cidade com seus inúmeros restaurantes, lojinhas, agências de turismo de aventura, enfim, toda a parte gastronômica da simpática cidade e, se quiser, siga para seu hotel/pousada para um descanso merecido!

Roteiro Monte Verde - Gonçalvez
Para seguir para Gonçalvez-MG, deve-se sair de Monte Verde pelo mesmo lugar que entramos e seguir pelo asfalto por aproximadamente 3 quilômetros onde, a direita, encontrará uma estrada de terra com as placas indicando Gonçalves -MG. Essa estrada está melhor cuidada que o primeiro trecho, mas, mantenha a mesma atenção, pois existem carros, pedestres e animais na pista. O início é um declive com muita vegetação e curvas e, durante todo o percurso tem sinalizações indicando Gonçalves. Nos 45km quilômetros a estrada passa por cima de riachos, áreas arborizadas, muitas subidas e descidas, perto de fazendas, igreja, pousadas e restaurante. É um roteiro para fazer tranquilo e com uma câmera de fácil acesso para registrar as paisagens. Com tranquilidade em duas horas e meia estará chegando em Gonçalves. No fim de semana, é comum encontrar pessoas fazendo cavalgada, caminhando, de quadricíclo, outras motos, e bikes, vá devagar! Antes de chegar a Gonçalves tem uma parada obrigatória! Uma pousada a direita, uma ponte e uma cachoeira a esquerda! Passe a ponte e estacione a moto a esquerda....um banho de cachoeira revigorante e merecido está a sua espera!
Alguns quilômetros mais, estará no centro da cidade!   

Pausa para banho!
A chegada em Gonçalves marca o fim da terra e, consequentemente o retorno para casa, é um bom lugar para reabastecer, beber/comer alguma coisa e seguir para estrada. Saindo de Gonçalves ainda irá ver belas paisagens na descida da serra. Desça com cuidado e siga para São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato e São Jose dos Campos para ter acesso a Rod. Pres. Dutra ou a Rod. Carvalho Pinto se for voltar a São Paulo. 
Gonçalves


Dicas

  • Para os trechos de terra, leve uma garrafa de água. Apesar da pouca quilometragem é sempre mais demorado devido a terra e paradas.
  • Não esqueça do dinheiro do pedágio para a volta!
  • Roupas, botas e luvas são equipamentos fundamentais para andar de moto, principalmente na terra.
  • Leve uma roupa para banho de rio/cachoeira
  • Reserve hotel/pousada em Monte Verde com antecedência para o fim de semana.
  • Vá sem pressa, saia cedo para aproveitar o caminho


Saindo de Gonçalves

Onde Ficar

Veja aqui no Blog o post "Para namorar"....é uma ótima opção e o dono é motociclista!






Onde Comer


Caminhando pela cidade existem várias opções entre, pizza, peixe, massas, fondue....um lugar mais agradável que o outro!
O Restaurante Lla Scaciatta serve uma Truta Belle Meuniere muito saborosa!
Av. Monte Verde 636.

A Moto

A Super Ténéré cumpriu com o prometido! O percurso todo na estrada de chão foi vencido sem nenhum problema. A suspensão da moto é muito eficiente, o ABS passa mais tranquilidade em pisos escorregadios e o controle de tração evita algumas patinadas. O consumo foi bem satisfatório, ficando nos 17km/l. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário